sexta-feira, 15 de junho de 2012

TODOS OS BENEFICIOS DA NATAÇÃO

Bebés, grávidas e idosos podem tirar proveito deste desporto aeróbio, de pouco impacto para os ossos.




Existem muito poucos desportos tão completos e ao alcance de tanta gente. Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas. Para além disso:
1. REDUZ O RISCO DE EPISÓDIOS CARDIOVASCULARES. Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.



2. MELHORA O SISTEMA RESPIRATÓRIO. Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.



3. FORTALECE AS ARTICULAÇÕES. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.



4. SOBE A AUTO-ESTIMA. Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto de a água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho em terra não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental.



5. REDUZ A DOR E O RISCO DE LESÕES. O fortalecimento do nosso organismo faz com que muitas dores de origem difusa diminuam. A natação é um dos desportos mais recomendados pelos especialistas para acalmar patologias que impliquem muitas dores, como a fibromialgia.



6. RETARDA OS EFEITOS DO ENVELHECIMENTO. Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que de 45 que não faz nenhuma actividade desportiva.



Ao sabor das ondas
Aproveite os dias de praia para fazer alguns exercícios:
Glúteos e pernas
· Em pé, com a água pela cintura, contraia os glúteos e estique a perna esquerda para trás. Volte à posição inicial e repita o movimento, mas com a perna direita. Faça uma série de 10 repetições para cada perna.
· Em pé, com a água pela cintura, pés juntos, coloque a mão esquerda na cintura e levante a perna esquerda para o lado, permanecendo nesta posição durante alguns segundos. Repita 20 vezes com cada perna.
Abdominais e cintura
· De pé, com a água à altura do peito e os braços cruzados, suba os joelhos enquanto contrai a barriga, depois estique as pernas para o lado esquerdo, volte ao meio novamente enquanto flecte os joelhos sem pousar os pés no chão. Faça o exercício de novo, mas para o lado direito. Repita 15 vezes para cada lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário